Quem Somos Nós

Minha foto
O Pólo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo é um Espaço de Extensão Escolar, supervisionado pelo Programa de Extensão Educacional, que atende prioritariamente alunos matriculados na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas tendo o Trabalho como princípio educativo.

Boas Vindas

Agradeçemos sua visita e desejamos que aqui você encontre trabalhos de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais.



Flash

Promoção de Saúde e Prevenção as Drogas

A adolescência é um período crítico na vida de cada indivíduo, pois nessa fase o jovem vivencia descobertas significativas e afirma a personalidade e a individualidade. Caracterizar a adolescência somente como faixa etária seria uma maneira muito simplista de observá-la, uma vez que ela compreende a transformação do jovem até a idade adulta, não apenas sob o ponto de vista biológico, mas também social e, principalmente, psicológico. Nessa fase, o conceito de interação grupal é perceptível, e o adolescente busca pertencer a um grupo com o qual se identifica. Justamente nesse período, em que o grupo de amigos atinge importância social principal, os conflitos familiares atingem o pico, fazendo com que os pais percam um pouco do seu poder de controle sobre os filhos, que buscam a imagem de adulto independente no grupo de amigos no qual está inserido, o que é uma tendência natural dos adolescentes. É principalmente nesse período de crise que as drogas entram em suas vidas.
Pode-se perceber que, sendo a escola um espaço para prevenir o uso de drogas, é importante considerar que a informação é um dos instrumentos que contribui para prevenir, sendo que as informações fornecidas na oficina de prevenção devem ser claras e baseadas em fontes científicas atualizadas.
A proposta da referida Oficina é de desenvolvimento de ações de Promoção de Saúde com enfoque em “educação sobre drogas”, bem como o desenvolvimento de uma consciência política e cidadã, comprometida com a melhoria da qualidade de vida, pois acreditamos que formas mais eficaz de enfrentamento desse complexo fenômeno podem ser realizadas a partir da redução da ignorância. Além da temática das Drogas, outros assuntos serão abordados tais como reflexões sobre Identidade, Sexualidade e Trabalho.
Na realização da oficina, utilizaremos recursos lúdicos como dinâmicas de grupos, recursos áudio-visuais (filmes e músicas), rodas de conversa, de forma que espaços de reflexão e discussão sejam construídos juntamente com os estudantes. A partir do exposto, é possível falar de ações promotoras de saúde, já que a oficina é construída com a proposta de reduzir e minimizar os danos causados pelo uso e abuso de substâncias psicoativas. Nesse sentido, a educação é utilizada como uma ação promotora de saúde, na medida em que é uma estratégia redutora de danos.
Este trabalho irá desenvolver também tecnologias, como: folders, gibis, e slides, como recursos didáticos para se utilizar durante a execução da Oficina de Promoção de Saúde e Prevenção ao Uso de Drogas. A oficina busca disponibilizar informação, quanto aos efeitos, em diversos âmbitos (orgânico, familiar, acadêmico, profissional e social) do uso de drogas lícitas (álcool, cigarro, inalantes) e drogas ilícitas (maconha, crack, cocaína). Essas temáticas buscarão criar espaços de discussão e estimular a reflexão crítica sobre a realidade na qual esses estudantes estão inseridos.
A realização deste projeto é importante, pois o PET oferecerá meios aos alunos de desenvolverem uma atividade criativa, dinâmica, ambientalmente correta e que reforça a auto-estima, servindo de estímulo para organização de novos projetos de vida e promoção social. Além de estimular os alunos a participarem do concurso de textos teatrais “Tirando a Droga de Cena”, promovido pela Secretaria de Prevenção à Dependência Química e de Educação do Rio de Janeiro onde o objetivo é fazer com que jovens da rede Municipal discutam por meio das artes cênicas, as diversas maneiras de ficar longe das drogas.
Sugere-se que a oficina aconteça duas vezes por semana, no turno oposto ao da aula, durante um semestre, com carga horária semanal de 4 h/a. Grupos são compostos de, no máximo 15 alunos, para possibilitar o atendimento individual. As aulas aconteceriam na sala de mídia e laboratório de informática.

Sobre as Oficinas

Prezados Amigos Internautas, queremos nesse novo ano letivo de 2012, fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso.
Em todo o mundo o que se espera de uma nova geração é que ela assimile os ensinamentos dos seus mestres e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos.
Os pais esperam que os seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam.
Os professores esperam dos alunos que os mesmos,constantemente, construam seu caminho, pois o CONHECIMENTO não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Sabemos que devemos partir de algo, mas para que haja APRENDIZAGEM esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado.
Gostaríamos de fazer isso em conjunto, mas cada um, individualmente, professores, alunos e responsáveis, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Juntos nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e iniciamos nossas atividades em 2012.

PET ALZIRA ARAÚJO - Plantando EDUCAÇÃO, colhendo CIDADÃO!

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão apresentados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme.