Quem Somos Nós

Minha foto
O Pólo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo é um Espaço de Extensão Escolar, supervisionado pelo Programa de Extensão Educacional, que atende prioritariamente alunos matriculados na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas tendo o Trabalho como princípio educativo.

Boas Vindas

Agradeçemos sua visita e desejamos que aqui você encontre trabalhos de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais.



Flash

Alimentação Saudável

Atualmente a obesidade é um grande problema em nosso país, que atinge todas as classes sociais. Um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de obesos é a alimentação. A população brasileira consome muitos alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares, e poucos alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes.

Assim como a desnutrição, a obesidade precisa ser combatida para diminuir o aparecimento de tantas doenças decorrentes do excesso de peso. Doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, são algumas das doenças que a obesidade pode provocar.

A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. Deve-se observar a qualidade e a quantidade dos alimentos nas refeições e, além disso, a harmonia entre eles e sua adequação nutricional. Uma alimentação que não cumpra esse equilíbrio pode resultar, por exemplo, em aumento de peso e deficiências de vitaminas e minerais.

Essa oficina tem papel de destaque, pois permite que a criança traga as suas experiências particulares e exercite uma experiência concreta. Além disso, a alimentação é essencial para o bom desenvolvimento das crianças; dessa forma o estímulo da alimentação saudável irá propiciar um excelente desenvolvimento físico e mental.

A realização deste projeto é importante, pois o PET oferecerá meios aos alunos de desenvolverem uma atividade criativa, dinâmica e que reforça a auto-estima, servindo de estímulo para organização de novos projetos de vida e promoção social. Além de estimular os alunos a se comunicarem através de textos e com isso contribuir no processo ensino aprendizagem do aluno.

Sugere-se que a oficina de Alimentação Saudável aconteça duas vezes por semana, no turno oposto ao da aula, durante um semestre, com carga horária semanal de 4 h/a. Grupos são compostos de, no máximo 15 alunos, para possibilitar o atendimento individual. As aulas aconteceriam na sala de mídia e laboratório de informática do PET.


6 comentários:

brenda cerqueira disse...

Eu faço alimentação saudável,amo fazer essa oficina. é muito legal! eu recomendo pra quem quiser fazer.

muuuuuito bom mesmo !!!

claudiaregina disse...

uma alimentãção saudável e otimo para a saude eu como uma alimentação saudavel

joaovictor13 disse...

alimentação saudável. todos deveriam fazer esse curso é muito legal. que todos admirem o nosso trabalho

Thifani disse...

adoooooro, assim sabe, não é por nada não, mas a gnt da alimentação saudavel ARRASSAMOS!
adoooooro demaiis, fazemos muitas receitas ootimas!

Anônimo disse...

é mesmo eu gosto muito desse curso

Anônimo disse...

A aula de Alimentação Saudável é mutio legal, pois ensina a nos cuidarmos melhor.

Sobre as Oficinas

Prezados Amigos Internautas, queremos nesse novo ano letivo de 2012, fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso.
Em todo o mundo o que se espera de uma nova geração é que ela assimile os ensinamentos dos seus mestres e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos.
Os pais esperam que os seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam.
Os professores esperam dos alunos que os mesmos,constantemente, construam seu caminho, pois o CONHECIMENTO não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Sabemos que devemos partir de algo, mas para que haja APRENDIZAGEM esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado.
Gostaríamos de fazer isso em conjunto, mas cada um, individualmente, professores, alunos e responsáveis, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Juntos nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e iniciamos nossas atividades em 2012.

PET ALZIRA ARAÚJO - Plantando EDUCAÇÃO, colhendo CIDADÃO!

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão apresentados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme.